OSTEOPATIA


 O que é a Osteopatia? 

A Osteopatia é uma terapia recente que surgiu nos EUA através do Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917) que fundou os princípios desta terapêutica da medicina natural.

Etimologicamente Osteopatia provém dos termos gregos Ostión (osso) e Pathos (efeitos que vêm do interior) cujo inverso é Ethos como simpatia e não como patologia médica que é o resultado das doenças. Por conseguinte, Osteopatia é uma denominação que indica a influência da doença, as suas causas e os seus tratamentos manuais, e não uma lesão local de um determinado osso. A Osteopatia estuda os efeitos internos que vêm da estrutura. 

O tratamento é baseado num exame clínico. Um diagnóstico Osteopático deve conduzir a um Acto terapêutico Osteopático. Através de técnicas manuais tem como objetivo restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema musculoesquelético, sacro-cranial e visceral, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas.

Qualquer disfunção postural ou mudança na mobilidade do aparelho locomotor no sentido da hipo ou hiper mobilidade conduz a um transtorno funcional que, por sua vez, pode dar lugar a um quadro “patológico”.
A Osteopatia tem como principal função integridade estrutural do corpo. Esta integridade estrutural é o factor mais importante a manter. Rege a boa saúde do organismo e evita a doença


Osteopatia Estrutural 

É a osteopatia articular, a parte que se ocupa do aparelho músculo-esquelético e da postura,  que incide em toda a sua estrutura:  osteotendinosa, muscular e fascial e que nos permite abordar numerosos problemas e desequilíbrios harmonizando as estruturas do corpo humano. 

Todas as estruturas do corpo têm mobilidade própria e devemos respeitar a sua biomecânica. Devem estar livres para proporcionar a liberdade do movimento que é a principal função do corpo humano. Os movimentos devem respeitar regras precisas: eixos, amplitude, ritmo. Se um destes elementos está em desequilíbrio, o conjunto da mecânica será perturbado até ao nível da célula. 
O corpo tem a facilidade de tentar adaptar-se. Se consegue, não há sintoma. Se não pode, aparece o sintoma da patologia. Em ambos os casos temos uma lesão osteopática reconhecível e tratável. 

O osteopata realiza um diagnóstico osteopático que consiste em detectar se as estruturas estão bloqueadas ou em disfunção, como todas as lesões osteopáticas existente, sempre desde o ponto de vista da biomecânica do movimento, uma vez que o tratamento consistirá em corrigir e  eliminar estas lesões mediante técnicas de estiramentos, mobilizações e manipulações. 
Em muitos países, onde a Osteopatia está mais introduzida, é uma técnica de primeira eleição, revelando-se mais efetiva que o tratamento farmacológico entre outras. É bem tolerada e carece de efeitos adversos, sendo uma terapia natural que principalmente restabelece o equilíbrio biomecânico do indivíduo, como a prevenção. 


Os benefícios da Osteopatia

Beneficia as pessoas de todas as idades eliminando:
·  dores de coluna vertebral ( torcicolos, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, hérnias discais, dores de cabeça e outras);….
·  dores de ombros, cotovelos, mãos, joelhos e pés. Parestesias, cotovelo de tenista, lesões por esforço;…..
·  dores da alteração da postura como cifoses, lordoses e escolioses….
·  dores dos tecidos moles como tendinites, dores musculares, lesões desportivas…
·  E alivia o Stress…

4 comentários:

  1. bons dias. seria possível saber qual o valor das vossas consultas de osteopatia?
    eu tenho 2 hérnias discais e dor neuropática cronica. tenho a coluna danificada por traumatismo. e t enho 38 anos.

    obrigado..

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar